Balanço 2013 / Balanço 2014

2013

1 Distrito Federal

Foram realizadas visitas em todos os restaurantes comunitários do DF em parceria com as fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest). Verificou-se uma melhora da atuação do profissional e o número de não conformidades diminuiu uma vez que as empresas ajustaram o quadro técnico – em todos os restaurantes houve contratação de um nutricionista para quadro técnico além do Responsável Técnico (RT).

No segundo semestre de 2013 foi intensificada a ação junto às clínicas de nutrição, consultórios e instituições multidisciplinares que possuem o serviço de nutrição, instituições de longa permanência de idosos e também às empresas vinculadas ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), tanto concessionárias como autogestão.

Foram realizadas visitas de interiorização nos municípios de Planaltina de Goiás e Formosa-GO. Em cada município foram aplicados roteiros com os nutricionistas de hospitais municipais, PNAE, clínicas de atendimentos, centros de saúde e foi solicitada a contratação de profissionais por várias empresas.

2 Goiás

As visitas da fiscalização em Goiás às unidades de produção de alimentos foram intensificadas em 2013, especialmente nas empresas em que RT o tem carga horária menor que a preconizada pela Resolução 380/2005. Para 2014, o CRN-1 buscará parceria com o Sindicato para tentar solucionar o problema.

Foram realizadas visitas de interiorização nos municípios de Rio Verde, Jataí, Anápolis, Nerópolis, Senador Canedo, Piracanjuba, Caldas Novas e Pires do Rio, com fiscalização em hospitais, secretarias municipais de educação, indústrias e concessionárias de alimentação. Foi feito o levantamento das indústrias de Aparecida de Goiânia para identificação daquelas que fornecem refeições a funcionários para verificar e exigir presença de nutricionista RT.

As conselheiras Giselle Freitas e Gleiva Cândida participaram de visitas itinerantes com a fiscal nos municípios de Piracanjuba, Caldas Novas e Pires do Rio, quando foram intensificadas ações nos hospitais, Secretaria de Educação e Vigilância Sanitária. Neste caso, a visita teve o intuito de estabelecer parcerias na fiscalização de empresas – cozinha industrial, PAT e hospitais.

3 Mato Grosso

Em Mato Grosso foram feitas visitas de interiorização na Chapada dos Guimarães, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Sorriso e Rondonópolis, com a orientação dos profissionais em relação as suas atribuições, bem como das exigências feitas às Pessoas Jurídicas – em Sorriso e Rondonópolis, gerou diversos registros de empresas.

Em Cuiabá e Várzea Grande, todos os hospitais foram visitados e os profissionais orientados com aplicação de roteiro de visita técnica. Após ação do CRN-1, a Santa Casa de Cuiabá aumentou seu quadro técnico.

Em relação às parcerias formadas com outros órgãos destacaram-se novamente a parceria junto à FPI (Fiscalização Preventiva Integrada), Ministério Público e Conselho de Alimentação Escolar de Mato Grosso, com visitas de fiscalização realizadas em conjunto. Não se pode deixar de destacar a parceria com as instituições de ensino superior do estado no sentido de promover eventos e capacitação profissional.

4 Tocantins

Em 2013, o CRN-1 contratou nova fiscal para Tocantins, que iniciou suas atividades em julho. Sua primeira ação foi fiscalizar o restaurante comunitário da capital, que resultou na contratação de duas profissionais, sendo uma delas Responsável Técnica. Em setembro foi visitado o restaurante comunitário de Araguaína.

A fiscal realizou visita de orientação a quase 90% dos estabelecimentos inscritos no PAT. Também foram visitados todos os hospitais públicos e particulares da capital, tanto na área clínica como na área de produção.

Em setembro foram realizadas visitas de interiorização e itinerantes nos municípios de: Paraíso, Porto Nacional, Gurupi e Araguaína. Foi visitada a maioria dos hospitais públicos e particulares, com solicitação de contratação de Nutricionista RT onde não havia. Os restaurantes que atuam como concessionária e possuem cadastro no PAT também foram visitados e àqueles irregulares foi solicitado que se registrassem e contratassem Nutricionista RT.

No município de Araguaína, foi realizada visita itinerante juntamente com a ex-presidente Salete Klein e firmada parceria com a Vigilância Sanitária. Também ocorreu reunião com promotores do Ministério Público para tratar da melhoria dos serviços ligados à Nutrição tais como: merenda escolar, hospitais etc.