O Técnico em Nutrição e Dietética

O Técnico em Nutrição e Dietética (TND) é profissional com diploma de curso que atenda as exigências da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB) e os requisitos curriculares previstos pelo MEC.

No Sistema CFN/CRN, suas atribuições estão regulamentadas pela Resolução nº 227 do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), aprovada em 24 de outubro de 1999, e complementada pela Resolução nº 312, de 28 de julho de 2003. O Código de Ética, que também dispõe sobre os direitos e deveres do TND, consta da Resolução CFN nº 333/2004.

De acordo com a Resolução nº 312, o exercício da profissão de técnico em Nutrição e Dietética, profissional da área de saúde, será permitido exclusivamente aos inscritos nos Conselhos Regionais de Nutricionistas, cabendo a estes órgãos exercerem a orientação, disciplina e fiscalização do exercício profissional.

Segundo dados do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), hoje há mais de cinco mil técnicos registrados no Sistema CFN/CRN em todo o Brasil e cerca de 180 cursos técnicos. Na região abrangida pelo CRN-1 (DF, GO, MT e TO) existem cinco escolas profissionalizantes que oferecem o curso de TND: três no Distrito Federal, uma em Goiás e uma em Tocantins.

Requisitos para exercício da profissão

  1. Certificado do curso profissionalizante
  2. Registro profissional
  3. Pagamento da anuidade ao Conselho Regional de Nutricionistas de sua área de atuação

Áreas de atuação

  1. Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN)
  2. Restaurantes industriais e comerciais
  3. Hotéis Cozinhas experimentais
  4. Creches
  5. Escolas
  6. Saúde Coletiva
  7. Programas institucionais (Fome Zero, Bolsa Família etc.)
  8. Unidades Básicas de Saúde
  9. Unidade de Nutrição e Dietética
  10. Hospitais
  11. Clínicas
  12. Geriatrias

Juramento do TND

“Prometo exercer com lealdade e dedicação as funções de Técnico em Nutrição e Dietética, respeitando em qualquer circunstância a ética profissional, em benefício da saúde do homem, sem discriminação de qualquer natureza.”
(Instituído pela Resolução CFN nº 333/2004, que criou o Código de Ética do TND).

Dia do Técnico em Nutrição e Dietética: 27 de junho.