Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil é tema de encontro promovido pela FAO

Representantes do governo federal, de organismos das Nações Unidas, da sociedade civil e pesquisadores se reuniram em Brasília, nesta quarta-feira (25), para discutir o estado da segurança alimentar e nutricional no Brasil. O evento, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), teve o objetivo de contribuir para a produção de um relatório que apresente a experiência brasileira na conquista de uma alimentação adequada para a população, a partir de diversos indicadores. O documento está previsto para ser publicado em agosto deste ano e deve apontar também os avanços e desafios a serem enfrentados.
De acordo com o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos, o governo federal está trabalhando para colocar o país em um novo patamar de acesso à informação sobre segurança alimentar e nutricional. Relatórios como estes, destacou ele, dão mais capacidade de gestão, diagnóstico e ação. “Ele [documento] vai nos ajudar na compreensão da realidade e a entender os novos fenômenos. Temos uma matriz de R$ 77 bilhões em ações de segurança alimentar, com diversos programas em diversos ministérios, e esse trabalho vai nos permitir ter ajustes nas políticas públicas”, afirmou.
Arnoldo de Campos reforçou que o documento poderá mostrar que o país passa por processo de transformação profundo, porque está deixando de ser marcado internacionalmente pela pobreza e está alcançando a primeira geração livre da fome, do analfabetismo e da miséria.
O coordenador residente do sistema das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, reconheceu o empenho brasileiro na conquista da segurança alimentar da população. “É uma das necessidades mais básicas para as pessoas. É um elemento essencial para se construir um mundo melhor e o Brasil tem feito um esforço extraordinário. O país é um exemplo em nível mundial”, disse.
Alan Bojanic, representante da FAO no Brasil, exaltou o combate à desnutrição. “O mundo inteiro está olhando para os avanços que o Brasil tem conquistado em relação ao combate à fome, a erradicação da subnutrição, principalmente infantil”, complementou.
Para o secretário de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Paulo Jannuzzi, as cooperações Sul-Sul nesta área serão beneficiadas por relatórios como este que representam uma radiografia das situações enfrentadas, com bases técnicas mais consistentes e sustentáveis. “Precisamos cada vez mais registrar em documentos desta natureza o esforço que nossos países estão fazendo”, apontou.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome