Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

ONU lança ano Internacional da Quinoa

  • 16 de abril de 2013
  • crn1

Neste ano (2013), a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou o “Ano Internacional da Quinoa”. O objetivo da ação é focar a atenção mundial para o papel que a quinoa desempenha na biodiversidade e no seu valor nutricional, na segurança alimentar e na erradicação da pobreza, no apoio para alcançar os objetivos de desenvolvimento acordados internacionalmente, incluindo as Metas de Desenvolvimento do Milênio.
No dia do lançamento (20/02), o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, chamou a quinoa de “extraordinária” e uma “âncora cultural”. Quinoa é um alimento que tem sido cultivado por milhares de anos na Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.
“Espero que este Ano Internacional seja um catalisador para aprender sobre o potencial da quinoa para a segurança alimentar e nutricional, para reduzir a pobreza – especialmente entre os pequenos agricultores do mundo – e para a agricultura ambientalmente sustentável”, disse o secretário-geral.
Sua plantação é amplamente adaptável, e cresce em temperaturas que variam de 8 graus negativos a 38 graus Celsius, no nível do mar ou a 4.000 metros, e não é impactado pela baixa umidade. Essa versatilidade faz da quinoa uma opção alimentar viável para áreas com condições agrícolas áridas e altas taxas de desnutrição.
O Ano Internacional da Quinoa foi um dos pontos da pauta do encontro da presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Maria Emília Pacheco, com novo representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, Alan Bojanic, na tarde desta quinta-feira (11), em Brasília.
 
Fonte: com informações do site da ONU Brasil e Consea Nacional