Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

Obesidade é tema da segunda edição da Revista Ideias na Mesa

  • 1 de outubro de 2013
  • crn1

A obesidade é o tema central da segunda edição da Revista Ideias na Mesa, que aborda o assunto a partir de sua multideterminação e os caminhos que podem levar o cidadão a controlá-lo e revertê-lo. A revista será lançada durante reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), marcada para esta quarta-feira (02), a partir das 9h, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
A obesidade no Brasil se apresenta mais grave entre aquelas pessoas de menor renda e de baixa escolaridade, mas afeta todas as classes sociais, idades, gê­neros e regiões. Enfrentar essa situação exige mobilização da socieda­de, articulação dos diferentes níveis de governo, dos meios de comunicação, entre outros, destaca, na mensagem de abertura da revista, o secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos.
A revista também aborda a expansão e a articulação das ações voltadas à prevenção e controle da obesidade que estão sendo desenvolvidas no âmbito do Governo Federal, especialmente em três setores envolvidos: Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Além disso, constam experiências nacionais e internacionais, entre elas, iniciativas de controle da obesidade baseadas no Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas.
Na publicação, profissionais refletem sobre alimentação e nutrição como Inês Rugani, coordenadora adjunta do Grupo Temático Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), e entrevista com Maria Emília Lisboa, presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea).
Após seu lançamento, a edição eletrônica da revista estará disponível no site  www.mds.gov.br  e no slideshare do MDS.
Serviço
Lançamento da Revista Ideias na Mesa
Formato: eletrônico e impresso – distribuição gratuita (uso de informações liberado desde que citada a fonte).
Realização: MDS e Opsan-UnB
Dia: 02 (quarta-feira), durante XII Plenária do Consea.
Local: Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
Fonte: Ascom/MDS