Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

Nota Técnica sobre os Cuidados Nutricionais em Oncologia frente à Pandemia de Covid-19 – SBNO

A Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica publicou uma Nota Técnica sobre os Cuidados Nutricionais em Oncologia frente à Pandemia de Covid-19, com objetivo de garantir as melhores condições de saúde dos pacientes e minimizar os riscos de infecção dos profissionais, pacientes e familiares.
Na nota, a SBNO orienta os profissionais da área na busca por um atendimento, tanto ambulatorial quanto hospitalar, assim como na pesquisa clínica, que leve em consideração as particularidades do paciente oncológico no contexto da Covid-19, os aspectos clínicos do paciente e também as formas de execução das funções do profissional nutricionista nesse contexto. A nota traz que segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), pessoas com câncer em tratamentos em quimioterapia, radioterapia, que tenham feito cirurgia há menos de um mês ou que façam uso de medicamentos imunossupressores, são considerados grupo de risco.
Ainda ressalta, que o nutricionista deve analisar a necessidade de manutenção dos atendimentos presenciais, ambulatoriais, consultório ou em domicílio, destacando quais ações deve-se considerar nos atendimentos nutricionais. Também ratifica não haver evidências científicas que suportem alimentos e ou fórmulas com ação protetora contra o Covid-19, mas que uma alimentação saudável e equilibrada pode contribuir para um sistema imunológico mais eficiente.
Recomendações como: manter a triagem nutricional conforme o protocolo da unidade sempre que possível; dar preferência as ferramentas que podem ser preenchidas pelo próprio paciente ou na forma de entrevistas realizadas por telefone; caso não se possa realizar a triagem nutricional, considerar todos os pacientes oncológicos com Covid-19 confirmados como em risco nutricional, entre outras, fazem parte dessa nota.
Diversas recomendações adicionais são feitas também para ambulatórios e pesquisa clínica.
Para acessar a nota na íntegra acesse aqui