Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

Nota de Repúdio ao GDF

  • 5 de novembro de 2013
  • crn1

NOTA DE REPÚDIO

 

O Conselho Regional de Nutricionistas da 1ª Região, autarquia federal criada pela Lei 6583/1978, no exercício de suas atribuições, vem manifestar sua indignação quanto à conduta questionável do Governo do Distrito Federal no projeto  proposto para reestruturação de carreiras do serviço público, que excluiu várias carreiras essenciais da saúde.
.

O referido projeto previa, inicialmente, a reestruturação de 22 carreiras do serviço público do Distrito Federal, mas concedeu aumento salarial para apenas 3 profissões da saúde de nível superior. Foram contemplados apenas os odontólogos, médicos e enfermeiros e desprivilegiadas outras 19  especialidades, dentre elas os nutricionistas.
.

Esta diferenciação nos causa estranhamento pelo fato de não serem claros os critérios ajuizados no privilégio de determinadas profissões em detrimento de outras. A articulação dos saberes, a divisão do trabalho e as ações integradas entre os profissionais da equipe multidisciplinar são essenciais para o pleno funcionamento dos serviços de saúde, com qualidade em atendimento aos princípios preconizados pelo Sistema Único de Saúde.
.

Assim, este Conselho Regional de Nutricionistas REPUDIA a exclusão da carreira dos 408 nutricionistas, servidores da Secretaria de Estado Saúde do DF, e também dos demais especialistas da saúde não contemplados no projeto de reestruturação em tela, uma vez que esta atitude fragiliza e desconsidera os princípios de Integralidade da atenção à saúde da população preconizada pelo SUS.

Brasília-DF, 01 de novembro de 2013.

 

MARA SALETE DE BONI

Nutricionista CRN/1 nº0413

Presidente