#MinhaGastromania: campanha virtual alerta sobre desperdício de alimentos

Estima-se que o Brasil desperdice 41 mil toneladas de alimento por ano, segundo o setor de mudanças climáticas do World Resources Institute (WRI). Para conscientizar sobre o assunto e alertar sobre a insegurança alimentar no mundo, a ação digital “Mania de Desperdício” lançou no twitter e facebook a hashtag #MinhaGastromania para incentivar as pessoas a desperdiçarem menos alimentos.

Se cadastrando no hotsite www.semdesperdicio.org, os participantes receberão e-mails com as missões diárias do “Desafio Uma Mania a Menos” a serem cumpridas por dez dias. Diversas celebridades como Bela Gil e youtubers já aderiram à campanha que compartilhou a hashtag#MinhaGastromania e estimulou seus seguidores a postarem sobre manias na cozinha.

As ações fazem parte da campanha #SemDesperdício, lançada em outubro como parte da programação do Dia Mundial da Alimentação. Nesta segunda etapa, a campanha deixa o humor um pouco de lado para abordar assuntos relacionados à redução do desperdício de alimentos.

Para Gustavo Porpino, analista da Embrapa, a campanha contribui para despertar o interesse da sociedade por um tema com implicações sociais, econômicas e ambientais. “Desperdiçar também significa reduzir as possibilidades de enfrentamento da insegurança alimentar”, explica.

Além da Embrapa, fazem parte do projeto o WWF-Brasil e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO. Para o agrônomo Alan Bojanic, representante da FAO no Brasil, enfatizar o combate ao desperdício de alimentos deve ser tratado como prioridade e estar presente na agenda de todos os governos.

Fonte: Embrapa

Este post foi adicionado em Comunicação, Notícias com a tag(s) , , , , , , , . Crie um bookmark do link permanente.