Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

Material de Apoio sobre Alimentação e Nutrição Para Profissionais de Saúde – Nutritotal PRO


O Ministério da Saúde dispõe de material de apoio para profissionais da área da saúde sobre alimentação e nutrição. O intuito deste é fortalecer escolhas mais saudáveis e contribuir na elaboração de instrumentos e estratégias de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), orientando e subsidiando a prática do profissional.
Sabe-se que a cada dia são divulgadas mais informações sobre alimentação e nutrição através das mídias sociais, sendo essas baseadas no senso comum e possuindo baixo nível de evidência, podendo gerar prejuízos a saúde e cultura alimentar. Tendo em vista esse fato, o guia reúne os principais temas abordados pela mídia, esclarecendo dúvidas e sugerindo leituras adicionais, considerando a literatura científica e a legislação mais atual.
Alguns dos temas abordados no material são as dietas da moda disseminadas pelas mídias: dieta alcalina, dieta sem glúten e lactose, dieta com suco detox, dieta dukan e dieta vegetariana. Essas fomentam promoção de efeitos milagrosos em curto período de tempo e o presente guia aborda cada uma, desmistificando-as e explicando seus verdadeiros efeitos, tendo como base estudos científicos.
O material discorre também sobre outros tópicos como: composição dos alimentos e modo de preparo, tipos de óleos vegetais, adoçantes, temas relacionados a redução de peso, entre outros. É ressaltado que uma alimentação adequada e saudável é aquela culturalmente adequada à realidade do indivíduo, rica em alimentos in natura e minimamente processados, com reduzidas quantidades de óleo, sal e açúcar.
Faça o download do PDF  aqui e saiba mais.
Fonte: Nutritotal PRO