Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

Indústria terá de reduzir teores de sal em mais sete alimentos

  • 15 de dezembro de 2011
  • crn1

O Ministério da Saúde ampliou o acordo voluntário com a indústria alimentícia para reduzir o teor de sódio de mais sete produtos. Fabricantes de pão francês, batatas fritas, salgadinho de milho, bolos prontos, mistura para bolos, biscoitos e maionese deverão reduzir gradualmente os níveis de sódio até 2014 ou 2016, a depender do produto.
Entre esses alimentos, as maiores reduções serão feitas nos biscoitos doces recheados, em parte dos bolos prontos e em misturas para bolo. Nesses produtos, o teor do sódio vai cair para 44% do que é hoje. O pão francês terá 9,6% menos sódio até 2014.
Essa é a segunda etapa do acordo para a redução dos níveis de sódio em alimentos, que visa reduzir o impacto de doenças crônicas no país, como as cardíacas, e cumprir a meta de redução de sódio proposta pela Organização Mundial da Saúde. Em abril, foi anunciada a diminuição progressiva em massas instantâneas, pães de forma e bisnagas. Outros alimentos deverão ser incorporados ao acordo no futuro. 
Segundo Edmundo Klotz, presidente da Abia (Associação Brasileira das Indústrias da alimentação), os primeiros produtos a entrar no cronograma da redução foram os de maior concentração de sódio. O fato de alguns serem mais consumidos por crianças também pesou.
 As alterações serão feitas de forma gradual. Na receita-padrão do pão francês, elas não devem ser notadas, afirma Alexandre Pereira, presidente da Abip (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria). “Fizemos testes sensoriais, o consumidor não sente [a redução gradual de sal”, diz.
Publicado em dezembro de 2011