Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

Fórum discute não utilização de Agrotóxicos em Goiás

Na próxima quarta-feira, 3 de dezembro, acontece o Fórum Goiano sobre Agrotóxicos. A reunião será realizada no Dia Internacional do Não Uso de Agrotóxicos, após 30 anos do Desastre de Bhopal – Índia, e tem como objetivo promover ampla discussão sobre os prejuízos que o uso indiscriminado de agrotóxicos pode causar à saúde do trabalhador, do consumidor e ao meio ambiente.
.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o Brasil é o maior consumidor e importador de agrotóxicos do mundo, sendo que 78,4% das propriedades rurais usam agrotóxicos, 69,1% da aplicação de agrotóxicos é por pulverizador costal (o trabalhador usa um recipiente contendo o produto, preso as costas), pois o contato com o veneno é altamente prejudicial ao produtor, ressaltando-se que 56,3% dos produtores não possuem nenhuma orientação de uso desses venenos.
.
Atualmente nota-se uma discussão crescente em todos os segmentos da sociedade em busca de opções para uma produção mais saudável e sem uso de agrotóxicos.
.
O Desastre de Bhopal – aconteceu em 3 de dezembro de 1984, na região de Bhopal, Índia, quando uma fábrica da empresa Union Carbide deixou vazar 27 toneladas do gás mortal isocianato de metila. Nenhum dos seis sistemas de segurança projetados para conter um possível vazamento estava em funcionamento, o que permitiu que o gás se dissipasse por toda a cidade. Meio milhão de pessoas foram expostas, e até o momento foram contabilizadas 25 mil mortes e 100 mil pacientes de doenças crônicas causadas pelos efeitos do desastre. Em decorrência das consequências desse desastre foi criado Dia Internacional do Não Uso de Agrotóxicos . A data foi estabelecida pelas 400 organizações de 60 países que compõem a Rede de Ação contra Pesticidas (PAN International – Pesticides Action Network).
.    
PROGRAMAÇÃO
.
9h30 Reunião do Fórum Goiano sobre Agrotóxicos
.
• Apresentação dos resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos – PARA/Anvisa
.
• Lançamento da formalização do Fórum com proposta de mudança do nome
.
• Assinatura do Termo de Ajuste de Condutas, TAC, entre o Ministério Público Estadual (MPGO) e o Ceasa/GO
.
Local: Sede do MPGO
Rua 23, esq. com a Av. Fued José Sebba, Qd. A 06, Lts. 15/24, Jardim Goiás
.
12h – Almoço de confraternização*
.
Local: Restaurante Cerrado Alimentos Orgânicos
Rua 10 (Av. Universitária) nº 342 esq. com a Rua 93 – S. Sul
*Desconto individual de 10% no valor da refeição para os participantes do evento.
.
17h – Feira de Orgânicos e Show Cultural
.
• Palestra sobre Agroecologia e Cultivo de Hortaliças   (Eng. Agr. Adib Pereira)
.
• Lançamento do Vídeo “O Veneno está na mesa 2”
.
Local: Mercado da Vila Nova, Praça Boaventura – Vila Nova

Pular para o conteúdo