Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

Conselhos debatem prestação de contas com TCU

Na segunda-feira (7), a Associação dos Conselhos e Ordem das Profissões Regulamentadas do Distrito Federal (ASCOP/DF) se reuniu com o auditor de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Laercio Mendes, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF), para um debate sobre as normas e acórdãos que norteiam a prestação de contas dessas entidades. O objetivo  é esclarecer e permitir que os gestores entendam como o Tribunal enxerga e lida com os processos que envolvem os Conselhos.
O encontro foi conduzido pelo presidente do CRCDF e da ASCOP/DF, Adriano Marrocos. Ele destacou a importância da aproximação com o TCU. “Ter o tribunal de contas em um evento organizado pelo CRCDF, buscando orientar os demais conselhos de profissão regulamentada, prova que o Conselho está próximo do Tribunal e também que o TCU se preocupa com a gestão das entidades”.
Laércio Mendes também ressaltou a importância da aproximação entre o TCU e os Conselhos e aproveitou para citar alguns casos já analisados. “Apresentei erros que são, provavelmente, os que o Tribunal se depara com mais frequência, e entendemos que é muito importante esse tipo de iniciativa. (O encontro) transmiti para os gestores assuntos diversos, temas diversos que não seriam transmitidos da mesma forma por um acórdão ou por uma decisão”, destacou o auditor.
Os representantes das entidades avaliaram positivamente a reunião. O presidente do Conselho Regional de Biomedicina – 3ª região, Rony Marques de Castilho, destacou a importância da iniciativa no sentido de aproximar Conselhos de áreas que não estão diretamente relacionadas à gestão pública. “Nós, como gestores das entidades, temos muitas dúvidas sobre a forma como o TCU analisa as nossas prestações de contas. Mesmo porque nem sempre atuamos em áreas relacionadas à gestão. Eu, por exemplo, sou biomédico e não gestor público, então esse encontros agregam muito valor na nossa gestão”, avaliou.