Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

Comissão do Senado aprova PL que altera rotulagem de trangênicos


No último dia 19 de setembro a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado aprovou o PLC (Projeto de Lei da Câmara) 34/2015, que altera a rotulagem de transgênicos no Brasil.
De acordo com a proposta, apenas alimentos e rações que contenham 1% ou mais de OGMs (organismos geneticamente modificados) em sua composição, detectados em análise, serão obrigados a informar a presença do ingrediente. Contudo, o símbolo “T” será removido dos rótulos de todos os produtos.
Tal aprovação representa um enorme retrocesso e fere diretamente os direitos das pessoas de terem informações claras e precisas a respeito de suas escolhas alimentares e representa um risco à segurança alimentar e nutricional da população, bem como à sustentabilidade da agricultura orgânica, familiar e agroecologia.
O Instituto de Defesa do Consumidor – IDEC, que desde 2008 mantém uma campanha contra o fim da rotulagem de transgênicos, considera que a análise é imprecisa e pode mascarar a quantidade de OGM nos alimentos. “Alguns produtos poderiam alegar que são livres de transgênicos, mesmo contendo o ingrediente, simplesmente porque o procedimento não detectou a presença de OGMs”, afirma Igor Britto, advogado do Instituto.
Ainda segundo Britto, os senadores esconderam da população a intenção de realizar a votação, e aproveitaram da ausência de parlamentares da oposição para que o PL fosse aprovado. “Ignoraram todos os protestos e repúdios registrados por dezenas de milhares de consumidores, estudiosos e órgãos públicos de todo o país.” A proposta foi aprovada a partir de uma manobra conhecida como extrapauta. Com a ação, o relator do PLC na comissão, senador Cidinho Santos, apoiado por outros parlamentares, conseguiu incluir o projeto na discussão do dia, sem que estivesse na pauta oficial, que é divulgada com dois dias de antecedência.
Com a aprovação na Comissão de Agricultura, o projeto será encaminhado para a Comissão de Assuntos Sociais, atualmente presidida pela senadora Marta Suplicy.
T no rótulo
Não é a primeira vez que uma manobra tenta retirar o símbolo T das embalagens. No final de agosto, por exemplo, a imprensa divulgou que o presidente Michel Temer poderia assinar a qualquer momento um decreto, preparado pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), para retirar a obrigação de uso do símbolo T no rótulo dos alimentos e rações animais.
Na ocasião, o Conselho Federal de Nutricionistas enviou à Presidência da República uma carta aberta repudiando a possibilidade de edição do decreto em questão.
Fonte: Idec