Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

Caralluma fimbriata será retirada do comércio

  • 21 de dezembro de 2010
  • crn1

A Anvisa lançou no dia 21 de dezembro Resolução que suspende a importação da Caralluma Fimbriata, sua fabricação, distribuição, manipulação, comércio e o uso em todo o território nacional. O motivo da suspensão é a falta de regularização no País dos produtos que contenham essa substância em sua composição, tendo em vista que não há qualquer comprovação em relação à sua segurança e eficácia.

A primeira ação da Anvisa em relação às falsas alegações de propriedades relacionadas a emagrecimento foi tomada em maio deste ano, com a publicação da Resolução 1992, no dia 3, que proibia a propaganda de insumos anunciados como “naturais” e com propriedade capazes de acelerar a perda de peso, entre eles a Caralluma Fimbriata.
A resolução desta terça-feira da Anvisa amplia o que previa a RE 1992/2010 porque permite que, a partir de sua publicação, as equipes das Vigilâncias Sanitárias dos estados e dos municípios possam ir aos estabelecimentos comerciais e às farmácias para retirar o produto da prateleira.
Nesta visita de fiscalização, as formulações que contêm Caralluma Fimbriata serão isoladas pelos fiscais em embalagens que ficam lacradas até que a Agência conclua o processo administrativo sobre a presença dessa substância no mercado brasileiro.
Fonte: Imprensa – Anvisa

Pular para o conteúdo