Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

Brasil sai do Mapa da Fome, segundo FAO/ONU

O Brasil saiu do Mapa Mundial da Fome em 2014, segundo relatório global da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), divulgado nesta terça-feira (16/09) em Roma, e repercutido em jornais e portais de notícias. De 2002 a 2013, caiu em 82% a população de brasileiros considerados em situação de subalimentação. O relatório mostra que o Indicador de Prevalência de Subalimentação, medida empregada pela FAO há 50 anos para dimensionar e acompanhar a fome em nível internacional, atingiu no Brasil nível menor que 5%, abaixo do qual a organização considera que um país superou o problema da fome.
O Brasil é destaque no Relatório de Insegurança Alimentar no Mundo de 2014 por ter construído uma estratégia de combate à fome e ter reduzido de forma muito expressiva a desnutrição e subalimentação nos últimos anos. Segundo a FAO, contribuíram para este resultado: o aumento da oferta de alimentos; o aumentoda renda dos mais pobres com o crescimento real de 71,5% do salário mínimo; a geração de 21 milhões de empregos no país; o Programa Bolsa Família, que inseriu 14 milhões de famílias; a merenda escolar, que atende 43 milhões de crianças e jovens com refeições; e a governança, transparência e participação da sociedade.
O relatório da FAO/ONU cita como exemplo da particpação da sociedade a recriação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que foi criado em 1993, desativado em 1995 e reativado em 2003. Sair do Mapa da Fome é um fato histórico para o país, comemora a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. A fome, que persistiu durante séculos no Brasil, deixou de ser um problema estrutural, completa ela.
De acordo com a ministra, atualmente a fome é um fenômeno isolado, existe ainda em pequenos grupos específicos que são objeto de Busca Ativa. Continuaremos trabalhando com a Busca Ativa enquanto houver um brasileiro com fome, destaca a ministra. Segundo ela, com base nos dados da FAO, chegamos a um percentual de 1,7% de subalimentados no Brasil. Isso significa que 98,3% da população brasileira tem acesso a alimentos e tem segurança alimentar, destaca. É uma grande vitória. O Relatório Brasil, publicação da FAO/Brasil, é revelador deste novo momento do país e da importância da estratégia brasileira, salienta a ministra. O relatório é denominado O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil, um retrato multidimensional – o oposto do título do relatório mundial.
Saiba mais
Relatório de Insegurança Alimentar no Mundo
Veja os motivos que levaram o Brasil a superar a fome
Combate à fome: A história de Ângela
Superação da fome: A história de Cláudia
Fonte: Ascom/MDS