Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

16 de Outubro – Dia Mundial da Alimentação


Todos os anos é celebrado em 16 de outubro o Dia Mundial da Alimentação. A data, estabelecida pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) na ocasião de sua fundação em 1945 e celebrada em 150 países, visa alertar as pessoas sobre a importância da alimentação e das ações em prol da segurança alimentar e nutricional mundial, principalmente em relação às populações mais pobres.
Para 2017 o tema escolhido foi “Mude o futuro da migração. Invista em segurança alimentar e desenvolvimento rural”. Conforme dados da própria FAO em todo o mundo há cerca de 244 milhões de migrantes internacionais e 763 milhões migram dentro de seus próprios países, motivados ou por conflitos, instabilidade política em suas regiões, desastres naturais ou como uma saída para escapar da fome e da pobreza.
Ainda segundo esses dados, grande parte dos migrantes saem da zona rural, onde mais de 75% dos pobres e pessoas com insegurança alimentar dependem da agricultura e subsistência baseada em recursos naturais, e são os pequenos agricultores que enfrentam mais dificuldades para acessar crédito e ferramentas que permitam melhorar a produtividade. “O investimento em desenvolvimento rural sustentável, adaptação à mudança climática e meios de subsistência resilientes nas zonas rurais é uma parte importante da resposta mundial ao atual desafio da migração”, diz o documento da campanha do Dia Mundial da Alimentação 2017.
O Sistema CFN/CRN apoia e reforça a temática definida pela FAO, realizando anualmente campanhas de conscientização sobre as temáticas escolhidas.
Fontes: FAO e CFN